Desde seu primeiro filme, Meu Malvado Favorito, Gru se tornou um personagem querido e engraçado por crianças e adultos. Este vilão charmoso, com uma aparência peculiar e uma personalidade única, tem algumas peculiaridades que o tornam diferente dos outros personagens criados para o cinema animado.

Entretanto, existe uma curiosidade a respeito de Gru, que poucas pessoas têm a coragem de abordar: sua sexualidade. Será que Gru é um personagem assexuado, sem interesse por questões relacionadas ao sexo? Ou será que ele possui um comportamento sexual ativo e possivelmente até explícito?

Em primeiro lugar, é importante lembrar que se trata de um personagem de desenho animado, e que, portanto, não devemos inserir nele conceitos demasiadamente humanos. Em segundo lugar, assistir a um personagem de desenho animado transando é algo pouco condizente com o padrão de entretenimento infantil que o filme se propõe a preencher. No entanto, deixando a moralidade de lado e analisando Gru como um personagem fictício, podemos levantar algumas hipóteses a respeito de sua sexualidade.

Uma possibilidade seria a de que Gru seja assexuado. Embora essa opção pareça um pouco improvável, uma vez que é expressivo o seu interesse pela personagem Lucy Wilde e sua encantadora química com ela. Por outro lado, pode-se argumentar que esse interesse não é necessariamente sexual, mas sim fruto de uma admiração platônica que Gru nutre por Lucy.

Por outro lado, também é possível que Gru possua um comportamento sexual ativo, e que inclusive já tenha sido visto transando em alguma cena do filme. No entanto, como já mencionamos anteriormente, essa possibilidade é pouco provável, sobretudo tendo em vista o público-alvo do desenho animado.

Outra possibilidade a ser considerada é a de que Gru tenha uma sexualidade fluida, ou seja, que sua atração por outros personagens seja independente do gênero. Não há evidências concretas no filme que corroborem essa hipótese, mas também não há nenhuma que a descarte.

Independentemente da escolha que tenhamos como mais coerente com a personagem Gru, é importante lembrar que estamos lidando com um tema que ainda é um tabu em muitas sociedades. Ainda há muitas barreiras a serem superadas para que possamos discutir livremente sobre sexualidade, gênero e orientação sexual sem julgamentos e preconceitos.

De toda forma, é inegável que a sexualidade faz parte do comportamento humano, inclusive do comportamento ficcional. Ao se aprofundar na sexualidade do personagem Gru, do desenho animado Meu Malvado Favorito, estamos não apenas contribuindo para uma reflexão sobre um tabu de nossa sociedade, como também enriquecendo nossa compreensão acerca de comportamentos humanos.